9 em cada 10 profissionais sofrem com a ansiedade

 

Descubra se você é capaz de equilibrar seu trabalho com a vida pessoal.

Publicado por: Danielle Frison – 15/03/2019

Hoje em dia, uma das maiores frustrações dos profissionais diz respeito à falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Isso tem aumentado o índice de pessoas que sofrem algum nível de depressão. Segundo uma pesquisa realizada pela Isma-BR, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade

A maior parte dos afastamentos é decorrente de transtornos mentais e emocionais apresentados pelos profissionais dentro das empresas. Muitas vezes o profissional não tem tempo nem mesmo para conseguir identificar os sintomas que o levam a essas doenças. Quando percebem, o nível já está tão elevado que acreditam ser necessário abrir mão de tudo, passar por uma mudança radical, recomeçar do zero.

Durante os processos de coaching, é comum esse tipo de relato. A pessoa se sente tão incomodada com tudo e com todos, perdida dentro de si mesma, e sem saber o que fazer para sair dessa “zona” de conflito interno.

E quando a vida profissional não está indo bem muitas vezes é refletida na vida pessoal. Os relacionamentos sejam com parceiros, filhos, pais e/ou amigos começam a ficar conflitantes. Tudo parece dar errado. Tudo gera incômodo: a aparência, a falta de tempo para atividades físicas ou qualquer tipo de lazer. A insatisfação pelo que se ganha frente ao quanto que se trabalha, a vontade de querer aprender mais, porém não tem tempo para isso e assim por diante.

Além disso, a mente humana é bombardeada por informações diariamente. As publicações em redes sociais fazem a vida do outro parecer bem mais atraente e relaxante do que a nossa. E é nesse momento que procuramos compensações. Sendo que essas recompensam na verdade acabam a médio ou longo prazo, podendo causar alguns vícios por comida, bebida, entre outros.

Mas então trabalhar é ruim?

Da mesma forma que pode sim causar tantos danos à saúde mental, um trabalho com equilíbrio pode ajudar na melhora para diversas doenças do mesmo tipo.

Ocupar a mente, colocar foco em atividades que te geram prazer e aumentem seu nível de motivação pode contribuir positivamente. Por isso, hoje em dia, quando muitos profissionais buscam uma oportunidade no mercado, valorizam mais a qualidade de vida oferecida pela empresa do que um salário.

Claro que todos querem ganhar bem, e sim, dinheiro ajuda e muito a trazer a felicidade, porém manter uma saúde mental e emocional para desfrutar de tal benefício chega a ser ainda mais necessário.

Para os jovens, que estão iniciando no mercado, ter um salário mais atrativo e menos qualidade de vida ainda pode ser fundamental. No entanto, é importante perceber e entender o momento de fazer a troca para algo que faça mais sentido. Principalmente, para não se acomodar pelo ganho financeiro e gerar níveis mais elevados de ansiedade,que podem acarretar em graves doenças psicológicas em longo prazo.

Para isso, convido você a fazer uma breve reflexão referente a algumas áreas de sua vida em 3 etapas:
1 - Reflita sobre cada uma das áreas de sua vida e avalie de 1 a 10 qual o seu nível de satisfação atual com cada uma dessas áreas;
2 - Após isso, analise seus resultados e destaque até 3 áreas que foram avaliadas por você com as notas mais baixas;
3 -  Identifique 1 atitude que possa contribuir para aumentar seu nível de satisfação para cada uma dessas 3 áreas destacadas.

Pode até parecer uma reflexão duvidosa, visto que as notas serão pontuadas por você mesmo. Porém, ao pensar em você e identificar seus maiores incômodos, certamente, algo te chamará a atenção e você verá o que realmente importa nesse momento.

Áreas da vida

Espero que essa ferramenta contribua e que tenha conseguido identificar alguns pontos importantes a serem trabalhados.

 

Você quer refletir de uma forma ainda mais profunda sobre esses pontos? Na Sigma Desenvolvimento Humano, vamos ajudá-lo a identificar suas alternativas e então seguir para uma ação que seja efetiva e o leve ao sucesso e realização.

 

Mais do que um processo, o coaching é um esclarecimento, algo que irá impactar sua vida e certamente a vida das pessoas ao seu redor. Afinal, quando mudamos, os outros também mudam.

Conheça mais sobre nosso programa de coaching de carreira.

Voltar