Pesquisas mostram que a falta de maturidade profissional é o que impedem jovens de terem carreiras de sucesso.

Publicado por: Danielle Frison – 20/06/2019 - (Fonte: Revista Exame)

Hoje em dia os jovens estão mais preparados para entrarem no mercado de trabalho. Muitos já estão formados em boas universidades, passaram por cursos técnicos, estudaram fora e possuem muita energia para realizar suas tarefas.

Então o que falta para terem o sucesso que imaginam?

Maturidade profissional. Sim, de acordo com pesquisas esse é o principal fator das empresas e gestores não conseguirem desenvolver o jovem profissional.

E embora nem sempre pareça, isso também preocupa muito os jovens. Eles sentem a necessidade de entender e satisfazer as expectativas que são colocadas neles. Mas que nem sempre conseguem se manifestar e principalmente entender os feedbacks que recebem.

Em alguns casos, quando eles procuram por ajuda, já tentaram atender as expectativas de tantas maneiras que possuem dúvidas mais profundas. E isso envolve questionamentos a respeito do que estão fazendo na empresa, se devem procurar outro curso ou mesmo mudar de área. Gerando uma confusão de sentimentos que podem até mesmo resultar em síndromes como pânico ou estados de depressão.

Muitos clientes que atendo compartilham desse sentimento. Ficam com dúvida sobre seus comportamentos e se questionam sobre:

- Como e quando devem pedir feedbacks ao seu gestor;
- De que forma devem lidar com os colegas e pares;
- Que situações devem ser questionadas e quando devem ou não serem sinceros e falarem o que pensam;
- Quando recebem um feedback de melhoria, como devem agir se não o entenderem ou não o aceitarem.

Esses são apenas algumas das dúvidas que influenciam diretamente no comportamento na obtenção de maturidade desse profissional.

Trabalhar o autoconhecimento do jovem profissional, capacitá-lo frente às habilidades que possui e lhe proporcionar feedback em linguagens que façam sentido para ele pode ser a chave para que tenha sucesso dentro da empresa.

Mas isso não significa abrir mão de regras, políticas e postura profissional. Pelo contrário,significa ensinar a este jovem a importância de todos esses pontos. E também reconhecer o momento em que ele precisa ser flexível para que algo seja revisto. Afinal se vivemos em um mundo de constante mudança, porque não implantá-las também ao nosso dia a dia?

Alguns programas como o Fórum de Carreira, desenvolvido pela Sigma Desenvolvimento Humano, possuem esse objetivo.

Focado no desenvolvimento da maturidade desse jovem profissional, através de técnicas e ferramentas que irão aprimorar o autoconhecimento e fazê-lo compreender a importância de algumas atitudes e comportamentos para que alcancem o sucesso que sempre sonharam.

Entre em contato e descubra mais!

Voltar