É responsabilidade do líder?

 

“A chave para formação de uma equipe de alta performance é a liderança de qualidade.”

Publicado por: Danielle Frison - 08/05/2019

Não se pode negar que uma liderança preparada é capaz de transformar equipes. Nos times de futebol percebe-se claramente a mudança de desempenho do time quando ocorre a mudança do técnico. Logo, se a liderança não fizesse diferença não haveria essa necessidade. Porém, o líder não deve ser colocado como único responsável pela baixa performance de sua equipe.

As pessoas são movidas por hábitos que vão sendo adquiridos no de correr da vida. O cérebro humano é programado para buscar formas de economizar esforços. Transforma rotinas em hábitos, permitindo que a mente desacelere com maior frequência.

Mas, nosso dia-a-dia não é formado por atividades de igual complexidade e solução. Isso exige ações e reações diferentes constantemente, forçando e estimulando nosso cérebro para isso. Pessoas de baixo desempenho evitam esse “desconforto” mental e se negam, ainda que involuntariamente, a mudar esses hábitos.

Quando em conjunto com outras pessoas, esses hábitos podem ser reforçados. Isso faz com que o time fique desmotivado, resultando em uma baixa performance em equipe. Por isso apenas a troca do líder pode não resultar em uma melhora do desempenho da equipe. Pois assim que ele estiver integrado ao time, os hábitos serão reforçados novamente.

Então, como ter uma alta performance?

Sigma acredita que tudo se inicia no processo de compreensão individual dos profissionais da equipe. Ou seja, através do autoconhecimento.

 

Dessa forma, o profissional será capaz de trabalhar a mudança de seus hábitos negativos, pensar de forma diferente e influenciar positivamente dentro do ambiente de trabalho.

Voltar