Em um mundo de incertezas, ter clareza dos nossos objetivos e metas é fundamental para termos sucesso no que nos propusermos a fazer. Porém, a falta de um real entendimento faz com que sonhos sejam abandonados com frequência e o número de profissionais doentes aumente.

Publicado por: Danielle Frison – 15/12/2019

Hoje temos muitas opções, o que dificulta no momento de fazermos nossas escolhas. Por isso, a importância de estabelecer um propósito. Afinal, se definir um objetivo é difícil, alcançar algo sem ter a clareza do que é, torna-se impossível, concorda?

Essa falta de foco tem levado pessoas de todas as idades a um sentimento de frustração diária, ocasionado por não terem ou não conquistarem algo que nem sabem explicar o quede fato é. E como consequência, mais pessoas manifestam sintomas de doenças depressivas, dentro e fora de empresas.

Uma vez que você não sabe oque procura, não reconhece quando encontra. Porém, quando se sabe o que quer, avida tem uma direção e conseguimos priorizar e ir atrás de objetivos, trazendo o sentimento de realização pessoal que nos mantém motivados e engajados com avida.

Sabe quando você tem muitas atividades dentro de um projeto e monta um check list? Cada passo entregue, você vai ticando e conforme vai terminando suas tarefas, uma sensação boa vai invadindo seu corpo e sua mente.

Agora imagine sentir essa mesma sensação te preenchendo ao ver um objetivo ou um sonho sendo realizado? Não é motivador traçar metas ao pensar nesse sentimento? Mas lembre-se, muito mais do que escrever, você precisa acompanhar o desenvolvimento de cada meta para conseguir visualizar suas conquistas.

Essa é uma das tarefas executadas nos processos de desenvolvimento profissional que me gera realização ao aplicar. Pois sei o quanto isso é relevante, não apenas para a pessoa que está executando o processo, mas também para a família dessa pessoa e até mesmo a equipe e colegas dentro do ambiente profissional.

Mas, como elaborar minhas metas?

Aqui temos 3 passos importantes que podem ajudá-lo.

1º passo:

Ao pensar em suas metas, separe-as entre curto prazo (até 1 ano), médio prazo (até 3 anos) e longo prazo (acima de 3 anos).

Feito isso veja se dentro das metas de médio ou longo prazo tem algum objetivo que precisa ser realizado dentro do período de 1 ano.

Exemplo de meta: comprar uma nova casa junto com minha família. (meta de médio prazo)

Objetivo de curto prazo (para 2020), dentro dessa meta: juntar o valor da entrada dessa nova casa.

2º passo:

Pegue as metas e objetivos que foram identificadas para serem realizadas dentro do prazo de 1 ano. Classifique entre pessoais (responsabilidade 100% sua para alcançar), profissionais (compartilhadas com outros profissionais para alcançá-las) ou familiares (compartilhadas com pessoas de sua rede de relacionamento pessoal para alcançá-las).

Exemplo de objetivo: juntar o valor da entrada dessa nova casa.

Familiar: pois a meta é em conjunto com membros da família, ou seja, não depende apenas de você.

3º Passo:

Hora de montar seu plano de ação.

Aqui se a meta for profissional ou familiar, minha orientação é montar o plano de ação em conjunto com as pessoas que serão envolvidas para o alcance dessa meta.

Exemplo do Plano de Ação: juntar o valor da entrada dessa nova casa.

Familiar: construir o plano de ação em conjunto com as pessoas da família que serão envolvidas na compra da casa.

*É importante ter alternativas caso após alguns meses não estejam alcançando o resultado desejado. Neste caso, pensem em um plano de ação alternativo, algumas vezes se faz necessário revisitar datas e características da meta.

Lembre-se: a prática leva a perfeição, e cada um tem sua forma de escrever e acompanhar suas metas. Aqui fica apenas uma dica que já deu certo com muitos clientes e pode ser que dê certo com você também!

Vamos praticar e começar a colocar no papel suas metas e objetivos para o próximo ano?

Na Sigma Desenvolvimento Humano também trabalhamos com Workshops para empresas, apoiando seus profissionais na construção e acompanhamento de metas e objetivos. Garantindo foco e maior produtividade para o próximo ano.

Voltar