Saiba como aplicar as reflexões e lições deste momento na sua vida hoje e sempre.

Publicado por: Danielle Frison – 27/03/2020

Um dia, levantamos e comemoramos o carnaval com muita gente a nossa volta. Nós nos abraçamos, rimos, choramos de mãos dadas, e nos beijamos. No Brasil, a sociabilidade como caronas solidárias, voluntariados e esportes era muito incentivado.

 

Porém, no outro, acordamos em isolamento social. Os eventos esportivos e sociais estavam cancelados, as portas trancadas, nenhum contato físico. Tudo para nossa proteção.

Neste momento, você deve ter percebido a importância de coisas que antes não dava tanto valor. E agora se pergunta: Como vamos tratar essas coisas após tudo isso?

Em um mundo agitado, você já deve ter se deparado com aquela famosa desculpa da humanidade: “Não tenho tempo”. De repente, os filhos que ficavam isolados por não terem a presença dos pais, hoje estão compartilhando ambientes, refeições e fazendo programas em família dentro de casa. E aqueles filhos que aparentavam não se preocupar tanto com seus pais, agora ligam, fazem suas compras e conversão pelos muros e portões para preservá-los e ter certeza que estão todos bem.

 

Então, estamos de frente de outra questão: será que antes as pessoas não estavam mais ISOLADAS do que agora? Será que através do ISOLAMENTO SOCIAL não estamos alcançando o verdadeiro objetivo da SOLIDARIEDADE com o próximo?

 

Sim, a saudade dos amigos,a falta do trabalho e da escola existe. Mas após todos esses momentos vividos, será que as pessoas vão aprender o que realmente importa e o quanto o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial? Será que elas vão continuar aplicando esses aprendizados em suas próprias vidas?

Não se trata de uma posição social, de um cargo de destaque ou uma promoção no trabalho, mas sim, da VIDA. Pessoas mais saudáveis possuem maiores chances de sobreviver. Por isso a reflexão do quanto é importante que essa mudança de hábitos aconteça na nossa rotina principalmente quando tudo voltar ao normal.

 

É estranho ter a liberdade reprimida, ver e sentir o caos econômico emergindo, os sonhos sendo atrasados. Mas toda situação possui dois lado, conseguimos ver alguns pontos positivos deste isolamento. E estamos OBRIGATORIAMENTE encarando a face da escolha de como iremos definir e conduzir nossas vidas após tudo isso. Afinal,mais do que nunca, sabemos que está em nossas mãos.

 

Precisaremos repensar algumas frentes, nos reinventarmos e buscar formas de inovar.

E para ajudar, proponho que utilize para reflexão as perguntas abaixo:

O que eu faço de melhor? Qual é o meu TALENTO?

 

De que forma eu estou aplicando meu TALENTO nesse momento?

 

Cite ao menos 3 ações que você pode realizar para aplicar melhor seu TALENTO.

Para descobrirmos nosso talento, podemos nos embasar no que fazemos sem grande esforço.

Por exemplo, eu gosto muito de organizar, logo esse é um dos talentos que possuo.

De que forma venho aplicando meu talento?

Organizando as lições online com minha filha, fazendo um planejamento para meu dia e colocando em ordem algumas coisas dentro de casa, que há algum tempo, eu não parava para organizar.

Como posso usar melhor esse meu talento?

Ajudando profissionais na gestão de tempo e prioridades, realizando pequenos encontros online para ajudar pais com a organização junto aos filhos nesse período. E passando isso para minha família, de forma que eles também possam ter uma organização, principalmente minha filha que está em fase de maior desenvolvimento.

Agora com base nesse exemplo, te convido a responder as questões e compartilhar conosco.

Sabemos que estamos vivendo um momento novo e único, e todos teremos profundos aprendizados a partir dele. O que será feito com essas lições é a grande diferença daqueles que vão sobreviver e dos que irão se afogar.

Não espere isso acabar, aproveite o momento e comece sua reflexão, a Sigma Desenvolvimento Humano, continua on-line para ajudá-lo.

Voltar