Descubra como a comunicação assertiva pode ajudar nos seus relacionamentos, profissionais e pessoais.

Publicado por: Danielle Frison – 03/02/2020

A comunicação faz parte do nosso dia a dia. Passamos a maior parte da vida, expondo ideias e opiniões ou expressando emoções, seja deforma verbal ou não verbal.

Apesar de parecer algo natural, emitir uma mensagem e ser compreendido corretamente não é tão simples. Mas quando nos comunicamos de maneira eficiente, somos capazes de mudar nossa vida.

Antes de tudo, não devemos confundir um bom comunicador com um orador. Afinal, as palavras durante uma conversa são compreendidas em apenas 7% pelo ouvinte. O tom da voz, caracterizada pelos sentimentos e emoções que estamos transmitindo, equivalem a 38% e nossa linguagem corporal a 55%.

Por isso, a assertividade ao expor seus pensamentos, vai muito além das palavras. Para ser um excelente comunicador, é necessário estar atento aos gestos, reações,expressões e movimentos corporais.

Por isso, a assertividade ao expor seus pensamentos, vai muito além das palavras. Para ser um excelente comunicador, é necessário estar atento aos gestos, reações, expressões e movimentos corporais.

Maior tempo gasto na execução de atividades por conta de retrabalhos, gerando o não cumprimento de prazos de entrega ou maior custo para a empresa com pagamento de horas extras:
Má interpretação do profissional durante um feedback realizado, ocasionando em perda de eficiência e motivação do mesmo com o trabalho;
Falta de transparência entre empresa e seus profissionais, gerando sérios conflitos de relacionamento entre seus colaboradores, como desmotivação, falta de pertencimento e resultados insatisfatórios.

Mas o que eu preciso para ser mais assertivo na minha comunicação?

É indispensável desenvolver sua autoconfiança, equilíbrio e segurança ao tomar decisões e realizar tarefas. Sendo coerente em suas ações. Isso já te auxiliará a demonstrar sua opinião de maneira mais honesta, e o ouvinte perceberá isso em seu tom de voz e expressão corporal.  

Ao realizar uma comunicação mais objetiva, sincera e aberta, você conseguirá resolver problemas com mais agilidade e eficiência.

Passamos a maior parte do tempo falando e não sendo compreendidos.

A base de qualquer relação é a comunicação. Ao não nos fazer entender, podemos ter sérios problemas.

Como mudar isso?

- Encontre o momento mais apropriado para falar.
- Seja o mais claro e direto possível.
- Valide se o que o outro entendeu foi realmente o que você quis dizer.
- Procure fontes confiáveis de informação para ter o real conhecimento quando se pronunciar.
- Utilize a linguagem mais adequada para o momento.
- Seja empático e pense em como seria estar no lugar do outro enquanto você fala. Demonstre respeito.

Saber se comunicar bem é uma aptidão necessária no mercado de trabalho. Por isso, é notório o crescimento de pessoas e empresas que estão investindo em seus colaboradores para que aprimorem sua comunicação.

A Sigma Desenvolvimento Humano pode ajudar nesse processo de desenvolvimento, através de programas como Coaching Executivo que trabalha o aprimoramento de competências direcionadas para a atividade que realiza, com meta e objetivos quantificáveis para que possa acompanhar sua evolução.

Além disso, contamos com ferramentas como teste de perfil comportamental atrelado a construção de um plano de desenvolvimento individual, técnicas e metodologias que impulsionam sua autoconfiança para tomada de decisão e comunicação.

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